Prefeitura Comunitária: Plano de Atividades para o biênio 2014-2015

Projeto 1: Levantamento da Superquadra 410 Norte/Brasília

Projeto Aprovado na

  2º Reunião da Diretoria Executiva

da Prefeitura  da SQN 410 de 12/03/2014.

Objetivo

Realizar um levantamento do perfil e as principais demandas dos(as) moradores(as) para o trabalho da Prefeitura da Superquadra 410 Norte, com o intuito de subsidiar a elaboração do Plano de Atividades da Prefeitura Comunitária para o biênio 2014 – 2015.

Justificativa

O novo Estatuto da Prefeitura, registrado em dezembro de 2013, preconiza no artigo 33, a necessidade da elaboração de um Plano Anual de Ação da Prefeitura. Para poder realiza-lo a Prefeitura da Quadra estará fazendo nos mês de março e abril de 2014, um levantamento do perfil dos(as) da quadra e suas demandas para a Prefeitura, a fim de orientar as ações que serão priorizadas no biênio 2014 – 2015.

Metodologia

O Levantamento do Perfil e Demanda da Comunidade Residencial da SQN 410 terá um antes, durante e depois enquanto método participativo!

O Antes é dedicado para (I) a apresentação e construção da ideia e da concepção sobre o Levantamento; (II) a definição de seu objetivo e atestar a clareza de onde desejamos chegar com tal instrumento; e (III) a construção de eixos que possibilite conhecer parte da realidade da Superquadra.

O Durante consta o preenchimento do Levantamento pelo maior número de moradores e síndicos da Superquadra, através de meio impresso ou virtual, no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

O Levantamento terá como eixos identificar:

I – O perfil dos moradores (objetiva traçar, em linhas gerais, o perfil dos moradores da Superquadra: quantos somos? Há mais crianças, jovens, adultos ou idosos em nossa quadra? Quais os saberes que temos e como podemos socializar comunitariamente?);

II – Principais demandas para Prefeitura da Superquadra (que compreende levantar as principais demandas relativa a conservação e o uso de calçadas, estacionamento, praça, parques, iluminação, segurança…);

III – Interação Comunitária-Social consiste em refletir sobre os espaços de relacionamento e convivência comunitária;

IV – Principais Desafios que precisam ser enfrentados pela Prefeitura (compreende o levantamento de possíveis conflitos existentes na quadra com o ponto de táxi, escola, igreja, posto de gasolina, uso do espaço público, parque infantil, praça da prefeitura…);

V – Potenciais Parcerias (identificar e estabelecer parcerias com pessoas, grupos, entidades e órgãos do Poder Público no sentido de executar ações em prol da comunidade).

Questões relevantes:

  1. No esforço de escutar e perceber a comunidade é importante enfatizar que a finalidade da Prefeitura Comunitária consiste em representar e defender os interesses dos moradores e blocos, em participar, promover e defender a limpeza, urbanização, iluminação, segurança, trânsito, e outros itens de qualidade de vida. Temos consciência que não cabe a Prefeitura substituir a responsabilidade do Poder Público junto à coletividade da Superquadra.
  2. Para efeito de Planejamento e conforme o Novo Estatuto da Prefeitura, o Plano de Ação compreende o período de 1º de maio do ano corrente a 30 de abril do ano vindouro.

Cronograma

 

Atividade

Responsável

Data

1 Elaboração do 1º rascunho do Levantamento Clemildo Sá

10 a 18/02/2014

2 Socialização e contribuição da comunidade geral Clemildo Sá

19 a 28/02/2014

3. Confecção da versão final: impresso e virtual Clemildo Sá

05 a 11/03/2014

4. Aprovação dos Questionários pela Diretoria Executiva da Prefeitura Diretoria Executiva

12/03/2014

5. Período de preenchimento dos moradores e dos blocos ao levantamento Síndicos e/ou Representante do bloco no Conselho da Prefeitura

13/03 a 05/04/2014

6. Tabulação do Levantamento Síndicos disponíveis e Diretores da Prefeitura

5 e 6/04/2014

7. Apresentação do resultado do Recenseamento à Comunidade Conselho Comunitário-Fiscal

07/04/2014

8. Período de discussão (através de Assembleia e/ou ambiente virtual e/ou reuniões) nos blocos sobre as prioridades da Prefeitura Síndicos, Conselho Comunitário-Fiscal e Diretores da Prefeitura.

07 a 25/04/2014

9. Definição das Prioridades da Prefeitura para 2014 e 2015 Assembleia da Prefeitura

26/04/2014

10. Redação Final do Plano de Ação da Prefeitura, conforme novo Estatuto Diretoria da Prefeitura

28 a 30/04/2014

11. Avaliação do Levantamento e do processo de construção do Plano de Ação da Prefeitura Conselho Comunitário-Fiscal

28 a 30/04/2014

Avaliação

Momento final, quando se avalia as etapas da realização do projeto, percebendo limites e potencialidades do processo de construção do Plano de Atividades da prefeitura e do envolvimento da comunidade.

Agradecimento

Agradecemos as contribuições da Diretoria Executiva da Prefeitura Comunitária, de Letícia Mendonça e Marta Litwinczik, moradoras do Bloco G, Lilian Marques, Bloco C, e Sônia Maria, síndica do Bloco A, no aperfeiçoamento deste projeto.

Brasília, fevereiro de 2014.

Clemildo Sá

Prefeito Comunitário SQN 410/Brasília

2 thoughts on “Prefeitura Comunitária: Plano de Atividades para o biênio 2014-2015

  1. Antes de mais nada, parabenizo os organizadores do blog por esse espaço de informações dedicado a nossa comunidade da SQN 410.

    Sobre o item 5 do cronograma do “Levantamento do Perfil e Demanda da Comunidade Residencial da SQN 410”, como vocês fizeram a divulgação? Até o momento não recebi nenhuma solicitação de informação e o o prazo termina dia 5 de abril próximo. Acho muito importante a contribuição da comunidade.

    Abraço,
    Carina

  2. Também gostaria de parabenizar, já rodei um pouco pelo Brasil e não tinha visto uma iniciativa como esta e outras que a Prefeitura tem tomado.

    Uma pergunta: o corte de árvores é informado á Prefeitura. Nesta semana foram cortadas duas no Bloco B, ao lado da Igreja Presbiteriana. Talvez estivessem doentes (mangubas), mas acho que outras deveriam ser plantadas no lugar.

    Abs, Jacobson

Deixe um comentário